Leave no Trace (“não deixe rastro”)

O Leave No Trace (cuja tradução é “não deixe rastro”) é uma ONG criada nos EUA em 1994, que visa minimizar os impactos das atividades humanas em ambientes naturais. Os primeiros programas surgiram nos anos 60 com o Serviço Florestal Americano e, a partir da década de 80, evidenciou-se a importância da ética na natureza e a prática do camping sustentável e atividades outdoor.


No Brasil, cada vez mais pessoas têm procurado destinos remotos e ao ar livre para ecoturismo e prática do turismo de aventura, como trekkings, camping, montanhismo, exploração de cavernas e grutas, mergulho, trilhas, dentre outras atividades — é claro, sempre tendo em mente a conservação e preservação das áreas naturais. O clima é propício e temos uma enorme biodiversidade de fauna e flora que atrai turistas do mundo todo, mas não podemos nos esquecer de fazer essas atividades de forma responsável.


1. Preparação e planejamento

Conheça os regulamentos e as preocupações especiais para a área que você vai visitar. Prepare-se para as condições meteorológicas previstas e eventuais situações de risco ou emergências. Se possível, evite agendar a sua visita em períodos de grande movimentação ou em altas temporadas. Prefira ir em grupos pequenos ou então considere dividir grupos maiores em menores.

A escolha de calçados e roupas adequados para caminhada, kit de primeiros socorros e protetor solar também fazem parte de um bom planejamento.


2. Acampe e caminhe por superfícies duráveis

Prefira andar por superfícies duráveis, como rocha, cascalho ou em trilhas demarcadas, caminhando em fila indiana. Na hora de montar a sua barraca, procure as áreas de acampamentos já estabelecidas.

Em áreas primitivas, ao invés de andar em fila indiana, um atrás do outro, procure caminhar de forma espalhada evitando a demarcação de trilhas. Para levantar acampamento, prefira locais como rochas, gramíneas secas ou terra, sempre respeitando pelo menos 60 m de distância de fontes de águas, como lagos, rios e praias.


3. Descarte adequado do lixo

Tudo o que você levar, traga de volta — sejam restos de alimentos ou embalagens. O lixo tem um grande impacto socioambiental e pode prejudicar um ambiente natural. Outra dica importante é se lembrar de fazer suas necessidades mantendo 60m de distância das fontes de água para evitar contaminação. Não se esqueça também de enterrar os dejetos.


4. Deixe no local apenas o que já estava lá

Evite introduzir espécies exóticas no local e não colete nenhuma vegetação nativa. Não bata pregos em árvores, cave o mínimo de buracos e deixe tudo como estava. Como os banhos acontecem nos rios e cachoeiras, evite usar produtos que não sejam naturais.


5. Minimize os impactos das fogueiras

Evite, mas nas situações que exigem uma fogueira, faça-as bem pequenas evitando alastrar focos de incêndio e a propagação de fumaça, e não se esqueça de espalhar as cinzas sob o solo.


6. Respeite a vida selvagem

Mantenha-se longe de animais selvagens, não deixe restos de comida pelo caminho e não ofereça alimentos a eles.


7. Seja cortês com os visitantes

Respeite seus colegas visitantes e siga as regras de etiqueta ao ar livre. Faça silêncio, ofereça ajuda sempre que alguém precisar e não se esqueça de deixar o mínimo de impacto para que os futuros visitantes desfrutem do lugar.


Você pode colaborar ativamente com esse movimento se associando a ONGs e grupos excursionistas que promovam o Leave no Trace, ou até mesmo como voluntário, fiscalizando as florestas e limpando trilhas. Preservar é questão de atitude! A natureza precisa ser tratada com cuidado e respeito, portanto, denuncie as agressões contra o meio ambiente aos órgãos fiscalizadores.


Que tal praticar ou promover a experiência do Leave no Trace? Você tem mais dicas para não deixar rastros em ambientes naturais? Deixe seu comentário sobre o assunto!


Fonte: https://www.penatrilha.com.br/blog/leave-no-trace-saiba-mais-sobre-a-ong-e-seus-valores/

28 visualizações

CONTATO COMERCIAL

(38) 99864-1950 - BRASÍLIA/DF

(38) 99940-4756 - URUANA DE MINAS/MG

E-MAIL: adventuregsv@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

GRUPO ADVENTURE GSV

CNPJ: 26.315.892/0001-03

CADASTUR: 11.092386.10.0001-1

Formas de Pagamento

Transferência Bancaria

© 2020 por @adventuregsv

ASSINE NOSSA LISTA

E NUNCA PERCA UMA NOVIDADE